Seja bem-vindo à Universidade de Brasília. Quem lhe escreve é um Professor que convive no ambiente universitário desde o final da década de 50 do século passado e que tem uma vivência na Universidade de Brasília desde 1972.

Quando cheguei à UnB ela estava em pleno período de reconstrução após ter passado por um episódio ocorrido no ano de 1965, quando em solidariedade a professores demitidos por razões ideológicas, cerca de 200 professores também se demitiram. Recomendo a leitura do livro “Universidade Interrompida” (Editora Universidade de Brasília) de autoria de Roberto Salmeron onde estão registrados os episódios da UnB entre 1962, quando a universidade foi fundada por Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro, até 1965. A UnB foi gradativamente reconstruída. Ela desempenhou um papel relevante na história do ensino superior brasileiro e hoje é uma importante instituição no cenário  universitário do Brasil.

Cada um de vocês que após um esforço e dedicação para enfrentar o  processo seletivo, certamente deve estar entusiasmado para iniciar sua vida universitária. Cuidado. Não quero diminuir o entusiasmo de cada um de vocês. No entanto, vocês logo vão  perceber que o sistema perverso do ensino básico (fundamental e médio), onde o professor transmite o conhecimento que é cobrado depois através de provas também é utilizado na maioria das disciplinas. Esse processo faz com que em vez de uma verdadeira aprendizagem o estudante estude para fazer provas. No futuro certamente teremos outro cenário, mas isso levará algum tempo. Enquanto esse tempo não chega, aproveitem as alternativas que sugiro a seguir.

Cada um de vocês escolheu uma profissão ou o aprofundamento de seus estudos em uma determinada área de conhecimento. Dessa forma, aconselho a se dedicarem nas disciplinas impostas por um currículo obrigatório. No entanto, vocês podem e devem aproveitar outras oportunidades e experiências além do cardápio formal que lhes é apresentado.

Procurem informações sobre o Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa  Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIT), que representam uma oportunidade única para aqueles que pretendem se dedicar à carreira acadêmica e às atividades de pesquisa e tecnologia. Para aqueles que pretendem se dedicar ao magistério procurem se informar sobre o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID).

Procurem participar de atividades – conferências, seminários, simpósios, congressos, etc – de sua área de estudo, sem deixar de aproveitar a oportunidade de adquirir uma cultura universitária, participando de atividades de outras áreas de conhecimento. Essa cultura universitária será importante em toda a sua vida. Procure socializar com colegas de sua área de conhecimento e de outras também. Procure participar das atividades de extensão que proporcionam uma capilaridade com a sociedade e será importante na sua formação profissional. Não deixem de participar de atividades culturais e esportivas que a UnB disponibiliza de forma permanente. É importante lembrar que a arte é um importante trabalho educativo, pois procura, através de tendências individuais, amadurecer a formação do gosto, estimular a inteligência e contribuir para a formação da personalidade.

No cotidiano universitário procurem cultivar os valores civilizatórios, entre eles, a ética, a solidariedade, o respeito à diversidade e o respeito ao meio ambiente.

Não deixem de participar nos órgãos representativos de estudantes, Centros Acadêmicos e Diretório Central de Estudantes, não só procurando o aperfeiçoamento de ações ligadas a vida universitária  (transporte, alojamento, alimentação, etc) como também o posicionamento frente à realidade nacional e um olhar crítico permanente no sentido de propor transformações para a melhoria da qualidade do ensino universitário. Nesse contexto sugiro que participem dos eventos mensais da Comissão UnB.Futuro (Pensódromo) nos quais são discutidos os caminhos da Universidade e da Educação como um todo. Recomendo a leitura diária do Portal da Universidade www.unb.br onde poderão ter conteúdos e informações do cotidiano da Universidade.

Boa sorte. Aproveitem a Universidade de Brasília e integrem de corpo e alma a família UnB. Termino lembrando um pensamento de Elleanor Roosevelt: “O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos”.

Isaac Roitman é Professor Emérito da Universidade de Brasília, Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e Coordenador da Comissão UnB.Futuro.