livro a universidade numa encruzilhada cristovam buarqueA universidade pouco mudou, seus princípios ainda continuam os mesmos, o que realmente mudou foi a realidade social em que estamos vivendo. O papel da universidade ainda continua sendo como uma das principais orientadoras para o futuro da humanidade, sendo assim uma das únicas esperanças que temos para o mundo globalizado. No livro "A Universidade numa encruzilhada", editado em 2003 pela Unesco, o senador e ex-reitor da UnB Cristovam Buarque trata de aspectos relativos aos desafios que a universidade tem enfrentado na atualidade.

LMTFA publicação Rumo ao Aprendizado Universal: Recomendações da Força-Tarefa Indicadores de Aprendizado, publicada pela Unesco, apresenta um conjunto de recomendações de um grupo de trabalho que reuniu 30 organizações entre julho de 2012 e setembro de 2013. Este processo de 18 meses que levou ao desenvolvimento dessas recomendações é descrito em detalhes numa série de três relatórios publicados sob o título Rumo ao Aprendizado Universal. No primeiro texto, O Que Toda Criança Deveria Aprender, foram identificadas competências, conhecimentos ou áreas de aprendizado que são importantes para todas as crianças e jovens terem sucesso na vida escolar. O segundo relatório, Um Quadro Global para a Medição da Aprendizagem, apresenta visões de como o aprendizado poderia ser mensurado globalmente. Por fim, a terceira publicação da série, a ser publicada em novembro de 2013, tratará de como a mensuração do aprendizado podem ser implementada com o objetivo de melhorar a qualidade da educação.

As recomendações aqui apresentadas são fruto do trabalho dos integrantes do grupo Força- Tarefa da Indicadores de Aprendizado, três grupos de trabalho técnicos e mais de 1.700 pessoas em 118 países que ofereceram feedback através de consulta.

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Boaventura de Sousa Santos e Naomar de Almeida Filho

"O que aconteceu nestes últimos quinze anos? Como caracterizar a situação em que nos encontramos? Quais as respostas possíveis aos problemas que a universidade enfrenta nos nossos dias? Procurarei responder a estas três perguntas no que se segue. Na primeira parte, procederei à análise das transformações recentes no sistema de ensino superior e o impacto destas na universidade pública. Na segunda parte, identificarei e justificarei os princípios básicos de uma reforma democrática e emancipatória da universidade pública, ou seja, de uma reforma que permita à universidade pública responder criativa e eficazmente aos desafios com que se defronta no limiar do século XXI" (trecho da introdução).

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Isaac Roitman e Mozart Neves Ramos (Editora Moderna)

O Brasil da redemocratização e da economia próspera precisa agora acordar de vez para a causa da educação de qualidade. Os próximos governantes precisam definir com clareza a responsabilidade de cada ente federado na educação. A aprendizagem é um direito constitucional que não é respeitado no Brasil, e assegurá-lo é dever do Estado. Por isso, há urgência de estabelecer um regime de colaboração legalmente constituído entre os entes federados e uma Lei de Responsabilidade Educacional.

O livro: “Urgência da Educação” reune um conjunto de textos publicados na imprensa e em outros veículos de comunicação, que abordam temas da educação brasileira. O objetivo maior será de provocar debates e estimular o leitor a criar novas idéias e instrumentos, amplificando o clamor para a urgente conquista da qualidade da educação brasileira.

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Suely Vilela e Franco Maria Lajolo (Org.) (EDUSP)

Os conteúdos deste volume são resultantes de trabalho sistemático de reflexão sobre diversos temas, desenvolvido em 2008. Sem a pretensão de ser um compêndio de propostas completas e fechadas, mas de explicitar os desafios da Universidade de São Paulo ao longo do próximo quarto de século. Esta obra visa contribuir para a discussão ampla da missão da USP, sua visão de futuro, metas, estratégias de ação e indicadores de desempenho.

Após os trabalhos, coordenados pela Comissão de Planejamento, sob a direção do atual presidente do CNPq, Glaucios Oliva, os temas foram estruturados em seis linhas maiores: Uma Universidade de Classe Mundial, Modelo de Universidade, Missão e Visão de Futuro, A Educação Acadêmica do Futuro, O Futuro da Pesquisa e da Sustentabilidade, A Inovação Tecnológica e a Educação para o Empreendedorismo, A Universidade de São Paulo e a Sociedade, Gestão Administrativa na Universidade do Futuro, A Universidade do Futuro

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Paulo Speller, Fabiane Robl e Stella Maria Menghel (Unesco)

Este livro compreende uma coletânea de artigos, cujos temas foram discutidos na oficina de trabalho Desafios e Perspectivas da Educação Superior Brasileira para a Próxima Década, promovida pela Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE) e pela s Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), realizada em Brasília, nos dias 8 e 9 de dezembro de 2010. Participaram do evento representantes de diversas entidades, dirigentes e pesquisadores de instituições de educação superior (IES) públicas e privadas, com o objetivo de discutir os desafios e as perspectivas da educação superior brasileira para a próxima década. Durante a oficina, foram discutidos as perspectivas e os novos modelos para a educação superior brasileira, de 2011 a 2020.

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Zapping - UnBTV

Na quarta Sessão Pública da comissão UnB.Futuro Eric Rabkin discutiu as perspectivas da educação para o futuro. Veja a matéria produzida pela UnBTV sobre o evento.

Coordenação:

Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP),  em parceria com o Núcleo do Futuro (n.Futuros/CEAM)

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