Foto: Gabriela Studart/Secom-UnB

Na tarde desta segunda-feira (3), a Comissão UnB.Futuro realizou a quarta Sessão Pública do ano. A palestra do professor da Universidade do Michigan Eric Rabkin abordou os desafios da educação no mundo atual.

 Foto: Mariana Costa/Secom-UnBCom o objetivo de discutir a questão das drogas de forma mais próxima e integrada ao público, professoras da Universidade de Brasília e ativistas realizaram o debate Juventude, drogas e violência nessa quinta-feira (25), no Salão de Atos da Reitoria.

A comissão UnB.Futuro realizou na última sexta-feira (12) a terceira Sessão Pública de 2015, com o historiador francês Christophe Charle. Com o tema “A crise das universidades no modelo neoliberal”, a conferência apresentou análises dos modelos de financiamento das universidades e as principais tendências de transformação do ensino superior internacional desde 1980.

O ministro-presidente da Federação Valônia-Bruxelas, Rudy Demotte, debateu a gestão de diversidade cultural no mundo contemporâneo na manhã da última sexta-feira (29), na Universidade de Brasília.

 

Na última segunda-feira (11), o auditório da Reitoria recebeu a segunda sessão pública de 2015 da Comissão UnB.Futuro. Intitulada “Energia, Água e a universidade do futuro”, a mesa de debate foi conduzida por Jailson de Bittencourt Andrade, titular da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. 

Nesta quarta-feira (29), às 9h30, acontece audiência pública no Senado Federal para avaliar e discutir a política pública de “Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação”.

Nesta quinta-feira (16), o auditório da Faculdade de Direito foi palco de debate sobre novas políticas públicas de drogas. Estiveram presentes a ex-presidente suíça Ruth Dreifuss, o reitor Ivan Camargo, o secretário federal de Políticas sobre Drogas Leon Garcia (Senad/MJ), a professora Andrea Gallassi, do Centro de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas (CRR/FCE/UnB), a coordenadora-executiva do secretariado da Comissão Global, Ilona Szabó de Carvalho, e o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP).

marco antonio dias 1

Nesta quarta-feira (25), Marco Antonio Rodrigues Dias proferiu a palestra “Gestão da Educação Superior e a Universidade do Futuro”. Em sua fala, Rodrigues salientou a importância de se analisar fatos errôneos do passado para que não sejam replicados em ocasiões futuras.

didier viviers4

A Comissão UnB.Futuro realizou na manhã desta terça-feira (17) sua primeira sessão do ano de 2015. Com o tema “Universidade e Cultura”, a conferência de Didier Viviers, reitor da Universidade Livre de Bruxelas (ULB), ressaltou a importância de se considerar aspectos da cultura – e não somente aqueles que visam resultados econômicos – nas instituições de ensino superior. O evento foi realizado no dia da francofonia e lotou o auditório da Reitoria da Universidade de Brasília.

otavio velho 2

O antropólogo Otávio Velho foi o conferencista da 8ª sessão da Comissão UnB.Futuro em 2014. Professor emérito da UFRJ e presidente de Honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Velho debateu diversas questões ligadas à Interdisciplinaridade e a Universidade com diversificado público presente no auditório da Reitoria da UnB.

martin chlafie 1

Na tarde da última quinta-feira (25), o biólogo Martin Chalfie, Prêmio Nobel de Química em 2008 e mais recente Doutor Honoris Causa pela Universidade de Brasília, realizou a palestra “Proteína Verde Fluorescente: Iluminando Vidas” para um público que lotou o auditório da Faculdade de Tecnologia da UnB.

futuro da usp 1

Identificar os desafios com os quais a Universidade de São Paulo (USP) precisa lidar para apoiar a sociedade no enfrentamento das mudanças trazidas pelo século XXI foi o objetivo do seminário "O Futuro da USP", realizado no dia 12 de setembro pelo Programa Supernova, criado por docentes do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e da Escola Politécnica (Poli) da USP, com apoio da Dow Química. Compareceram ao evento, realizado no auditório do prédio do ICB III, cerca de 60 pessoas, a maioria docentes da própria USP.

Geral - 25ago14 - Mariana Costa-103

 

Na última segunda-feira (25) a UnB abriu as portas para a realização do 11º Seminário Pedagogia das Virtudes, que debateu o papel da universidade na promoção de valores e virtudes por meio da educação. O evento resultou de uma parceria entre a Comissão UnB.Futuro e o Movimento Pedagogia das Virtudes, que reúne entidades da Sociedade Civil e do Governo com o objetivo de difundir a promoção de valores éticos universais e da virtude nos seres humanos.

ute klammer 8 isa lima

A gestão da diversidade na Universidade foi pauta da sexta sessão de 2014 da Comissão UnB.Futuro, realizada na última segunda-feira. Ute Klammer, pró-reitora de Gestão da Diversidade e de Relações Internacionais da Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha, foi a conferencista convidada e relatou as políticas que a instituição tem adotado com relação a essa temática.

Pensódromo - 16jul14 - Marcelo Jatobá

A Universidade de Brasília e a rádio CBN Brasília reforçaram na tarde desta quarta-feira (16) a intenção de dar continuidade à produção do programa Pensódromo. De acordo com o gerente da emissora, Estevão Damázio, “a parceria está mais que consolidada” e o objetivo do programa é aproveitar a expertise dos professores da UnB para discutir grandes temas relacionados ao Distrito Federal.

domenico de masi lia de paula agencia senado

Em audiência pública da Comissão de Educação, de Cultura e Esporte do Senado, o sociólogo Domenico de Masi debateu na última terça-feira, 27 de maio, as perspectivas para a humanidade para o futuro. O evento foi realizado numa parceria das Comissões UnB.Futuro e Senado do Futuro. O debate se deu por meio de um diálogo entre o senador Cristovam Buarque e o sociólogo italiano. Os intelectuais fizeram uma avaliação de vários aspectos do contexto em que vivemos, a partir das mudanças que as sociedades vêm sofrendo nas útlimas décadas.

Assista ao vídeo da íntegra da palestra.

No dia 15 de maio, às 16h, no Anfiteatro 12 (ICC Ala Norte), a Comissão UnB.Futuro recebe o pesquisador Carl Hart com a palestra intitulada "Drogas, Ciência e Saúde: superando mitos para o bem de todos". Professor de neuropsicofarmacologia da Universidade Columbia (EUA) e pesquisador da Divisão de Abuso de Substâncias do Instituto de Psiquiatria de Nova York, Hart virá ao Brasil pela primeira vez em maio para participar de conferências no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília a fim de apresentar suas pesquisas inovadoras e polêmicas, discutir políticas públicas sobre drogas e lançar seu livro Um preço muito alto (Zahar).

jose luis cordeiro4 575

A quarta sessão da Comissão UnB.Futuro de 2014, ocorrida na última terça-feira, 1º de abril, recebeu o futurista e prospectivista venezuelano José Luis Cordeiro. Fundador da Singularity University e diretor pela Venezuela do Millenium Project, o professor falou das inovações tecnológicas que são esperadas para os próximos anos e ressaltou as pesquisas que têm sido feitas no sentido de atingirmos um contexto de Singularidade, no qual os circuitos eletrônicos serão capazes de superar as capacidades do cérebro humano.

Confira a íntegra da palestra de José Luis Cordeiro na nossa Videoteca.

roberto azevedo3

Na última sexta-feira, dia 28 de março, o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Carvalho de Azevêdo, falou para um auditório de alunos, professores e servidores sobre Comércio Internacional e o papel da Organização. Azevêdo, que é ex-aluno da Faculdade de Tecnologia da UnB, também contou sua experiência de engenheiro que se tornou diplomata.

andrew feenberg 575

Na última terça-feira, 25 de março, o Professor Andrew Feenberg, da Simon Fraser University, no Canadá, realizou palestra sobre o uso da tecnologia social para o desenvolvimento da educação nas universidades. O debate foi realizado no Auditório da Faculdade de Comunicação, no contexto do 1º Curso de Verão “Pesquisa em Comunicação na América Latina”, realizado pela Faculdade de Comunicação em Parceria com a Associação Latino Americana de Investigadores da Comunicação (ALAIC).

José Luis Cordeiro

Na terça-feira, dia 1º de abril, às 14h30, no Auditório Interno do Bloco Educacional/FIOCRUZ - 1º andar, a Comissão UnB.Futuro recebe José Luis Cordeiro, diretor pela Venezuela do Millennium Project e professor fundador da Singularity University, localizada no campus da NASA, nos Estados Unidos. O cientista venezuelano proferirá palestra sobre as possibilidades de mudanças tecnológicas no futuro.

Os desafios e as oportunidades para as Ciências Sociais com as mudanças ocorridas nos últimos 60 anos foram o tema abordado pelo sociólogo francês Michel Wieviorka na abertura dos trabalhos de 2014 da Comissão UnB.Futuro. O evento, realizado na tarde do dia 12 de março, foi uma parceria da UnB.Futuro com o Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas da UnB (CEPPAC) e também marcou a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Sociologia.

Clique aqui para assistir ao vídeo com a íntegra da palestra na nossa Videoteca.

Assista ao Zapping da UnBTV sobre a palestra de Michel Wieviorka.

michel 575

Com o tema "A grande mutação das Ciências Sociais contemporâneas", Michel Wieviorka, diretor de estudo da Escola de Altos Estudos em Ciência (França), fará a palestra de abertura das atividades da Comissão UnB.Futuro em 2014.  A sessão será realizada no Auditório da Reitoria, no dia 12 de março, às 14h30 e também marcará a abertura do semestre do Programa de Pós-Graduação em Sociologia.

AlvaroPrata 25nov13 Mariana-Costa

Como inovar e melhorar o mundo? Para Alvaro Prata, Secretario Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a resposta é não só desenvolver o conhecimento, como também fazer uso da ciência.

O professor Prata, que foi reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) entre 2008 e 2012, esteve no Auditório da Reitoria, proferindo a palestra “A Inovação na Universidade do Século XXI” na oitava sessão aberta da Comissão UnB.Futuro.

smet-5B

Pascal Smet, ministro da Educação da Bélgica, foi o palestrante da sétima sessão da Comissão UnB.Futuro, realizada na manhã desta segunda-feira, 28. Nem o ponto facultativo em celebração ao Dia do Servidor impediu que o auditório da Reitoria lotasse para ouvir do ministro a sua visão sobre o futuro da educação e da universidade. “O auditório cheio, em pleno feriado, demonstra o interesse da comunidade acadêmica em debater o futuro da universidade”, declarou o reitor Ivan Camargo, na abertura do evento.

“Você é um cientista jornalista ou um jornalista cientista?”, perguntou um aluno do curso de Jornalismo para Marcelo Gleiser, em conversa do físico com a equipe que produz a revista Darcy. O bate-papo foi na tarde desta quarta-feira (23), no Salão de Atos da Reitoria.

UnB.Futuro - Edward Madureira Brasil - 15out13 - Mariana Costa-2

Reitor da UFG traça o perfil atual das universidades brasileiras e aponta caminhos para o futuro da educação superior
Seria uma utopia organizarmos as universidades federais brasileiras em um efetivo sistema? Propondo mais intercâmbio entre as instituições, o professor Edward Madureira Brasil, reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), encerrou sua palestra na sexta sessão aberta da Comissão UnB.Futuro. A atividade foi realizada na tarde desta segunda-feira, 15, no Auditório da Reitoria.

naomar4

O professor Naomar Almeida Filho será o conferencista da quinta reunião aberta da Comissão UnB.Futuro. Com o tema "A nova Universidade Nova", o evento será realizado na segunda, 16 de setembro, às 14h30, no Auditorio da Reitoria

Naomar é Reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia, onde está promovendo o conceito original do Projeto da Universidade de Brasília proposto por Anísio Teixeira.

> Leia o artigo Colégios universitários: Anísio Teixeira vive! 

jatene 1

Em evento organizado pela Comissão UnB.Futuro, médico, ex-ministro da Saúde e professor falou a plateia composta por alunos, docentes e convidados. 

"O futuro não é uma abstração, é o resultado da reflexão sobre o que se fez no passado juntamente com as decisões que tomamos hoje". Foi nesse tom simples e objetivo, com a sapiência que somente décadas de dedicação profissional podem proporcionar, que o professor e médico Adib Jatene falou a um auditório lotado na tarde desta quinta-feira (29), na Faculdade de Ciências da Saúde (FS).

2013-07-01  Mariana Costa Paulo-Speller

Paulo Speller (foto) e Lauro Morhy debatem propostas de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial

Autonomia universitária foi tema da terceira sessão aberta da Comissão UnB.Futuro, realizada na tarde desta segunda-feira, 1.° de julho, no Auditório da Reitoria. A decisão soberana sobre aplicação de recursos, contratação de professores, estruturação de cursos e priorização de pesquisas são algumas das características de uma universidade em regime de autonomia, sistema anunciado pela Constituição de 1988, mas jamais colocado em prática integralmente.

O tom da reunião aberta da Comissão UnB.Futuro, realizada neste 1.° de julho, foi dado pelo próprio criador da UnB, o antropólogo Darcy Ribeiro. No trecho de seu discurso, por ocasião do recebimento do título de Doutor Honoris Causa, concedido pela UnB em 1995, Darcy declarou: “As próximas décadas serão também de lutas, das gratas lutas dos florescimentos do renascer. Antevejo algumas dessas batalhas. A primeira delas é reconquistar a institucionalidade da lei original, que criou a Universidade de Brasília como fundação livre e auto-construtiva. Simultaneamente, cumpre libertar-nos da tutela ministerial, assumindo plenamente a responsabilidade na condução de nosso destino”.

>> Leia a íntegra do discurso de Darcy Ribeiro


A próxima sessão aberta da Comissão será no dia 19 de agosto.

O auditório da Reitoria da Universidade de Brasília ficou pequeno na manhã desta quinta-feira (06). Alunos, professores, servidores e membros da comunidade se aglomeraram nas cadeiras e corredores do local para ouvir António Sampaio da Nóvoa. O atual reitor da Universidade de Lisboa, doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra e História pela Sorbonne, de Paris, discorreu sobre o tema "A Universidade do futuro, o futuro da Universidade”.

Nesta segunda (3), a sessão da Comissão UnB.Futuro contou com a presença de Mozart Neves Ramos, ex-reitor da Universidade Federal de Pernambuco e membro do Conselho Nacional de Educação. Ao confrontar dados que mostram o Brasil como a sétima economia do mundo e, ao mesmo tempo, ocupa a 84ª posição no ranking de desenvolvimento humano, o professor afirmou que a educação é o único vetor capaz de alinhar o desenvolvimento econômico com o social, mas fez um alerta: “A educação básica ainda não é prioridade da universidade brasileira.”

UnB.Futuro é resultado de parceria entre o Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação e o Núcleo de Estudo do Futuro. Cristovam Buarque participa da primeira sessão.

Professores, estudantes e especialistas pensando os desafios da universidade nos próximos anos. Assim foi a primeira reunião da Comissão UnB Futuro, realizada na tarde desta segunda, 6, no Auditório da Reitoria. O palestrante do primeiro encontro foi o professor, senador e ex-reitor Cristovam Buarque.

Zapping - UnBTV

Na quarta Sessão Pública da comissão UnB.Futuro Eric Rabkin discutiu as perspectivas da educação para o futuro. Veja a matéria produzida pela UnBTV sobre o evento.

Coordenação:

Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP),  em parceria com o Núcleo do Futuro (n.Futuros/CEAM)

FacebookTwitterDeliciousLinkedin