José Luis Cordeiro

Na terça-feira, dia 1º de abril, às 14h30, no Auditório Interno do Bloco Educacional/FIOCRUZ - 1º andar, a Comissão UnB.Futuro recebe José Luis Cordeiro, diretor pela Venezuela do Millennium Project e professor fundador da Singularity University, localizada no campus da NASA, nos Estados Unidos. O cientista venezuelano proferirá palestra sobre as possibilidades de mudanças tecnológicas no futuro.

Confira um pouco do que será tratado por Cordeiro:

"A mudança não é constante. Na verdade, a mudança está se acelerando cada vez mais e tornando-se exponencial. Tecnologias estão impulsionando mudanças radicais para a humanidade em geral e para os seres humanos em particular. Muitos especialistas agora falam sobre as quatro ciências e tecnologias do futuro: NBIC (Nano-Bio-Info-Cogno). Além disso, os campos NBIC estão convergindo a um ritmo acelerado e que irá ajudar a superar muitas limitações humanas, a fim de melhorar a vida humana em todo o mundo e além do nosso pequeno planeta.

A humanidade está se aproximando rapidamente o que algumas pessoas chamam de "Singularidade": o momento em que a inteligência artificial irá atingir níveis de inteligência humana e depois ultrapassá-la rapidamente. Talvez, então, alguns seres humanos possam tornar-se 'trans-humanos "e" pós-humanos ", mudando para sempre a vida na Terra e no universo. Assim, em 2009, a Singularity University foi fundada pelo Google e NASA, a fim de preparar as novas gerações para as mudanças radicais na nossa frente.
"

Confira na nossa Videoteca a palestra proferida por José Luis Cordeiro na conferência Rio+20.


Zapping - UnBTV

Na quarta Sessão Pública da comissão UnB.Futuro Eric Rabkin discutiu as perspectivas da educação para o futuro. Veja a matéria produzida pela UnBTV sobre o evento.

Coordenação:

Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP),  em parceria com o Núcleo do Futuro (n.Futuros/CEAM)

FacebookTwitterDeliciousLinkedin