Rabkin também é professor emérito em Língua Inglesa e Literatura e em Artes e Design e docente de Escrita e Retórica da Stony Brook University(NY).

Com formação nas universidades americanas Cornell University e na University of Iowa, o palestrante tem realizado pesquisas em vários temas: pedagogia, computação, fantasia e ficção científica, narrativa gráfica e teoria e crítica literária com mais de 170 publicações entre artigos e livros.

Dentre as obras do pesquisador estão: Narrative Suspense (1973); The Fantastic in Literature (1976); Science Fiction: History, Science, Vision (com Robert Scholes, 1977); Teaching Writing That Works: A Group Approach to Practical English (com Macklin Smith, 1990); It's A Gas: A Study of Flatulence (com Eugene M. Silverman, 1991); Stories: An Anthology and an Introduction (1995); The Rise and Fall of Twentieth Century Formula Fiction (em parceria com Carlo Pagetti, 2001), Mars: A Tour of the Human Imagination (2005); Masterpieces of the Imaginative Mind (audio/video lecture series, 2007); e Visions of Mars (com Howard Hendrix e George Slusser, 2011).

Mais informações sobre o convidado podem ser encontradas em: http://www-personal.umich.edu/~esrabkin/

A participação na conferência não depende de inscrição prévia e é gratuita. Recomenda-se apenas que os interessados cheguem com 20 minutos de antecedência.